Espaço destinado para comentários sobre a política de Piatã :: Respeitem as regras.

Re:Re:ED E ADERCIO

jose maria 11/12/2012
Pagar funcionario em dia não é nenhum favor, É OBRIGAÇÃO. Todos nós sabemos que tem verbas pra tudo!, ou as criticas era só na administração de Alencar? Se fizer um bom trabalho vou elogiar mas ao contrario vou criticar e exigir os meus direitos na JUSTIÇA. A promessa da coligação de ED foi imensa, mas pelo jeito ele não vai ter autonomia pra decidir o futuro do nosso municipio. Deus nos ajude que eu esteje errado, mas pelos boatos que vejo na rua vai ser a mesma historia de sempre...

Eleição feita – A mesma velha estória já começou?

Ardaga 08/10/2012


Eleitoras e eleitores do município me proporcionaram. Terminaram com oito anos de 11 que foram, no meu ver e sofrer, mais oito anos na contramão do bom-senso e da ética.
O vencedor (por uma margem de 16 votos!), até onde sei, ainda não tem mãos sujos (da política). É novato no ringue. O apoiei, portanto, como a lógica manda.
Mas quando ontem de noite a multidão de aduladores e apoiadores genuínos dele foi ao centro pra festejar (e tirar sarro dos perdedores) eu fui a um bar do grupo perdedor. Onde as pessoas lambaram suas “feridas” repensando seu futuro. Pessoas que mui provavelmente perderam seus empregos (na prefeitura), pessoas que vão ter que emigrar a São Paulo. Pra ganhar seu pão de todos os dias a partir de agora. Faces das estruturas coronelistas intactas na nossa região. Quem não me apóia é meu inimigo. “Líderes” que preferem aduladores e fieis incapazes aos capazes, porém, independentes e/ou críticos. Garantia que o(s) município(s) permanece(m) cimentado(s) no seu anacronismo múltiplo e numa administração corrupta.
Sadio me parece a divisão na Câmara de Vereadores. Seis da – agora – oposição e cinco da – agora – situação. Se não fosse reduto coronelista seria uma quase-garantia de controle e trabalho eficaz. O prefeito só vai achar maioria se as propostas serão realmente benéficas pro município. Na realidade secular do coronelismo, porém, é de se temer que não a razão, más a grana (ou outros presentes) falarão mais alta. Na “consciência” de um ou outro vereador. Deposito, de qualquer modo, muita esperança no Louro. Que me parece ser humano ético. Que não vota contra pelo contra e que pode apoiar sempre quando a proposta for válida e boa.

Não festeja nada ontem de noite. Já que não é hora de festejar nada. Ainda. Vou, agora, esperar o que o novo prefeito de Piatã vai FAZER. No seu primeiro ano. Pra depois SABER se minha ajuda pra e minha satisfação da vitória dele foram justificadas. Ou só mais uma tolice da minha parte. Torço pelo primeiro. Não por mim. Mas pelas pessoas eternamente desfavorecidas num sistema nocivo como é o coronelismo misturado com egocentrismo e corrupção e preferência pra “amigos” incapazes vulgo nepotismo.

Uma dúvida, porém, já surgiu em mim: Será que a mesma velha estória já começou de novo? Refiro-me a algazarra e a soada infernais que estão tomando conta da cidade. Hoje, no dia após a eleição. Com muitas pessoas expressando sua “alegria” exatamente naquele nível assustador que caracterizou seus adversários (do grupo 11) antes. Carros rodando com som infernal e dando troco. Com exatamente as baixarias sonoras usadas pelo outro lado.
O saudoso Mahatama Gandhi já alertou: “Olho por olho só leva a um mundo de cegos”. Sabedoria, porém, que nunca penetrou as cabeças dos que estão, nestes momentos, promovendo mais um inferno sonoro CONTRA a saúde da população do bem que quer é trabalhar e desfrutar seu direito constitucional de viver em sossego.

Mas têm brilhos de esperança. Há ainda quem valoriza pessoas que trabalham honesta e legalmente. Em prol da ética e da limpeza na política do País. No Rio de Janeiro, por exemplo:

https://www.estadao.com.br/noticias/politica,relator-do-mensalao-barbosa-e-tietado,942096,0.htm

Será que um raio desse brilho chegará até Piatã, também? Com a euqipe que Ed Peças montará?

Re:Eleição feita – A mesma velha estória já começou?

sincero 11/12/2012
Eu também o apoiei, mas não dou risada da cara de quem perdeu seu emprego na prefeitura, pois sou pai de familia e sei que não é nada facil sair de sua terra por "merda de perseguição politica" pra buscar sustento em São Paulo. Espero que ED não empregue pessoas comprovadamente irresponsaveis, destruidoras de familias, ladroes, com salarios altos no serviço publico que não convem eu dizer nomes aqui no site. Vou esperar os novos secretariados de 2013 pra dar minha opinião, mas infelismente já tenho ideia de quem sejam. Esta gravado na minha mente as promessas que divulgaram no enorme muro em frente a rodoviaria, vou cobrar todas, inclusive: "Contra o Nepotismo", "Resgate do Hospital Municipal", "Resgate das festas populares", "Pagamento em dia", "CIDADE FELIZ"...etc. Pagar funcionario em dia não é nenhum favor, É OBRIGAÇÃO. Critiquei o governo de Alencar, menos na questão de pagamento. Se ED fizer um bom governo, elogiarei mas caso contrario vou exigir os meus direitos na JUSTIÇA. Já ta dando pra perceber que ED não tem voz ativa pra decidir sua equipe de trabalho, pois tem um bando de sangue suga de olho em emprego. Não gosto de Alencar mas sua equipe de trabalho é muito séria, capacitada e responsavel, coisa que ED vai ter muuuiito trabalho se não quizer aproveitar ninguem.

Já estou vendo a velha estoria de 12 anos atrás....

Quanto menos educação, tanto mais barulho

Ardaga 04/10/2012
Faltam quatro dias. Para que possamos escolher um número. Nas urnas eletrônicas. Ou votar nulo.
E rodam os carros de uma das coligações – a 11 no caso – infernizando com som infernal tanto em termos de volume quanto de qualidade de letras. Sem parar. Sem dar trégua. Sem pausar. Custa – par menos a mim já que há outros (embriagados) que adoram – aturar este terrorismo sonoro, nocivo a saúde e ao meio-ambiente e completamente fútil.

E me faz lembrar uma frase do satirista e lírico polonês Stanislaw Jerzy Lec:

Eunucos cerebrais se fazem ouvidos pela voz estridente.

A escassez da água e a luta pelo poder

Ardaga 03/10/2012
Falta água em todo interior da Bahia. (E não “só” da Bahia.)

Faltam poucos dias e eleitoras e eleitores País afora decidirão sobre sua administração municipal dos próximos anos.
Passei, durante os últimos dias, por vários municípios da nossa região no interior baiano. Por cidades e vilas. E pude observar e confirmar, deste modo etnólogo nômade, a geral falta d’água e a geral falta de esperança política.

Enquanto em países e regiões menos flagelados por uma farsa educativa institucionalmente administrada (através de redes de TV de idiotização progressiva e de “escolas” vulgo matadouros de fantasia e raciocínio) estava crescendo uma consciência (e, portanto, um AGIR e/ou votar) conscientemente ambiental e global, vemos aqui, na Chapada Diamantina, antes o contrário.

Quem ainda tem água a esbanja a vontade. E os candidatos “políticos” (aspas essas necessárias devido a ampla ausência de conteúdos propriamente políticos nas coligações que antes se assemelham a quadrilhas mafiosas) estão na ostentadora vanguarda da tradição da deseducação e do egoísmo sem escrúpulos.

Exemplo Piatã. As ruas onde tem maioria de eleitores considerados fieis ao atual prefeito (vulgo chefe da máfia local) têm água todos os dias e quase todas as horas. Aquelas áreas consideradas de “oposição” às vezes não tem abastecimento d’água dias a fio. Como a minha.
O que significa isso para as famílias sem caixa d’água e com crianças pequenas e/ou idosos todo mundo sabe imaginar (se quiser).

Mas nunca, nunca mesmo, falta água nos pontos de lavagem de carros. As enormes caixas d’águas desse tipo de serviço estão sempre cheias. Todas as manhãs se pode observar lá é as filas de carros. Os donos esperando sua vez de se tirar poeira de seus queridos símbolos de posse. Com água potável. Aquela água que falta em dezenas, senão dezenas de casas. Quase todos esses carros ostentam adesivos de candidatos “políticos”.

Ritual diário esse em conseqüência direita do costume “político” de fazer carreatas. Não passa uma semana sem que ao menos um dos candidatos organiza uma absurda corrida de motorizados pelas estradas empoeiradas do município. Que dura horas e horas, consome enormes quantidades de combustível e inferniza adicionalmente pelo terrorismo sonoro cometido dessas caravanas do absurdo.

Digo “absurdo” por vários motivos.

Em plena época de aquecimento global e poluição e destruição ambiental precisamos é exatamente o contrário: Cada vez MENOS veículos movidos por combustíveis poluentes rodando.
Em plena época de mudança climática e ressecamento progressivo do clima na nossa região precisamos exatamente o contrário: Cada vez MENOS veículos rodando e menos água esbanjada para limpar estes fetiches após seu uso absurdo e – no meu ver – criminoso.
Em plena época de privatização (roubo organizado) dos bens públicos essenciais como água e acesso à terra precisamos é exatamente o contrário: Cada vez MENOS coronéis mirins e falastrões cujos “argumentos políticos” únicos são “a força” do barulho, mas candidatos e vencedores nas disputas eleitorais que têm consciência sócio-ambiental e agem e proponham planos em congruência com ela.
Candidatos, enfim, que são bem mais raros que os diamantes na nossa região Chapada Diamantina.

Li, uns dias atrás, no jornal gaúcho Zero Hora da Marina Silva. Que faz campanha. Que apóia candidatos do Amapá até o Rio Grande do Sul que se comprometem com o meio-ambiente. Independentemente de sua afiliação partidária. Que disse que não pode, só um exemplo de congruência, apoiar candidatos do PC do B. Por ser esse o partido que mais estava se esforçando para a degradação (da legislação) do meio-ambiente. (Veja o então relator de mudanças no Código Florestal e agora ministro de esporte Aldo Rebelo.)

A principal responsabilidade para tais absurdos anacrônicos em plena época de ressecamento do Nordeste e progressiva escassez do bem mais importante (após o ar) para nossa sobrevivência, a água, é nossa. E não dos descarados politiqueiros e candidatos mafiosos. Nem dos donos e muito menos dos trabalhadores de pontos de lavagem de carros.

Como assim?

Pergunto: O que você já fez para impedir ou entrar na contramão do absurdo em andamento?
Diante o absurdo, diante o crime, diante a injustiça vale a mesma máxima: Quem não se levanta e age contra torna cúmplice.


Mas ainda tenho um pouco de esperança. Hoje mesmo passei novamente por um dos pontos de lavagem de carros. Com uma fila de cinco carros na espera. Todos eles com adesivos da coligação 11. (Mas em outros dias vi, também, os do grupo 14.) Aí um dos moços na fila me perguntou se não tiver água no ponto. Como não acredito em coincidências entendi e aproveitei essa abordagem como convite. Convite a fazer a minha parte. E comecei a perguntar o moço se seu carro precisasse do brilho para rodar. Se ele tiver consciência que na cidade têm famílias inteiras sem nenhum pingo d’águia em casa. Se ele poder-se-ia sentir bem no seu carro lavado com aquela água que faz gritar um nenê em outra casa qualquer...

E aconteceu um pequeno “milagre”. O moço não reagiu como é “normal” em tal situação. Não começou a xingar. Não começou a agredir. Não me mandou a merda. Nem de cuidar da “minha vida”. Ouvia. Contra-argumentava em parte. Concordava na essência. E uns cinco minutos após ter me perguntado sobre a água na caixa do ponto nos apertamos as mãos e ele saiu da fila. Voltando à casa. Com poeira no carro. E com brilho na consciência e na ética.

O nome do moço é Fernando. Meu é Ardaga.

ADMINISTRAÇÕES

JOSE 02/10/2012
Qualquer pessoa com o minimo de consciencia possivel consegue ver a esmagadora diferença da gestão de Alencar e a dos outros prefeitos.

1º PAGAMENTO EM DIA.
Pagamento em dia do salario dos funcionarios é uma obrigação; Mas todos esqueceram que alguns anos atras isso não acontecia; As veses ficavamos 1,2,3 meses sem receber.

2º PERSEGUIÇÃO POLITICA.
Na atual gestão não ocorreu nenhum tipo de perseguição politica, o prefeito não transferiu nenhum funcionário efetivo para trabalhar distante de sua residencia; Enquanto a oposição já me ameaçou de me transferir para trabalhar na Furna da Onça. Eles são extremamentes vingativos, todos nós sabemos disso.

3º EMPREGOS JUSTOS.
Hoje recebemos pelo que fazemos. Ninguem recebe menos do que salario minimo. Não existe empregos com salarios absurdos como na época da oposição.

4º SAUDE PUBLICA.
Todos nós temos consciencia que a saude em todo o Brasil não esta de primeira qualidade, mas todas as veses que precisei, fui atendido. Foi construido PSF no bairro do Tangara, Vereda, Inubia. Foi um grande avanço que a oposição tambem não fez; Sabemos que podemos melhorar, mas, precisamos em primeiro lugar é da prevenção; Façamos a nossa parte.

5º PAVIMENTAÇÃO.
Em nenhuma outra gestão calçou tantas ruas como nesta. Cabralia, Inubia, Piata reconhece.

6º AGUA.
A falta d'agua acontece, mas nem todos sabem que a sede de Piata consome mais agua que Seabra, desse jeito HAJA AGUA. Sou a favor da Embasa em Piata, assim não haverá desperdicio de agua e muito menos a falta da mesma.

7º EDUCAÇÃO.
Um dos maiores passos foi a aprovação do plano de carreira dos Professores, todos ganham bem e em dia, o municipio paga de acordo com o piso salarial aprovado pelo governo. Coisa que nunca aconteceu nas administrações anteriores. (pergunte a um professor). FATO.

8ºCONSTRUÇÃO DE PRAÇAS.
Hoje no municipio de Piata Temos Quiosques, Praças dignas de rebermos qualquer visitante. A oposição critica a Inacabada construção da praça da feira, e porque ninguem fez antes eeiiiimmm. Ela está 90% acabada, veja com seus proprios olhos.

9ºVALORIZAÇÃO DA CIDADE.
Piata é uma das cidades que mais cresce na chapada diamantina, existem Loteamentos para vendas de posses por todo lado. Mas porque isso acontece? Sabemos que é por causa da perfeita distribuição de renda, a Prefeitura é o maior empregador do municipio, e PAGA EM DIA; a oposição critica os empregos em cargos contratados, mas ao mesmo tempo os prometem.

10º ATESTADO DE POBRESA.
Graças a Deus HOJE não precisamos de atestado de pobreza para pedir um remedio ou qualquer outro tipo de ajuda ao Poder Publico.
DISPENÇA COMENTARIOS.







Re:ADMINISTRAÇÕES

Piatanet 02/10/2012
EXCELENTE COMENTARIO. INDISCUTIVEL. FALOU TUDO. PARABENS!!!!!

Re:ADMINISTRAÇÕES

TOMA PRA QUETÁ! 24/12/2012
KSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKSKKSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS CHUPA COCA (DEZESSEIS VVEZES,BEM DEVAGAR. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK).

ATÉ 2016 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Falta de água (tem a ver com política?)

Ardaga 21/09/2012
Falta de água

Água. O recurso mais valioso que temos. Aqui na Terra. Elemento indispensável para a maior parte das formas de vida terrestre. Humanos inclusive.
Desculpem minhas frases banais. Todo mundo sabe.

Água potável, porém, está ficando cada vez mais escasso. Aqui na Terra. E logicamente, também, aqui na Chapada Diamantina. Outro saber que todo mundo que mora aqui percebe e sabe.

Na Rua do Ribeiro onde moro, ao sul do centro de Piatã, estamos passando outra semana sem abastecimento de água pela rede municipal. Até quem tem caixa d’água está sem água.

Isto, enquanto uma empresa sem licença ambiental, quer dizer uma empresa na ilegalidade plena, detona as serras perto de Bucandia para tirar o minério. Esbanjando quantidades de água que poderiam assegurar o abastecimento de milhares de seres humanos. Para que? Para o lucro de alguns poucos indivíduos.
E nós, cidadãos comuns sem poder (nem caráter torcido) de subornar, ficamos sem água. Sofremos com a deseducação de gerentes dessa empresa que andam nos seus carrões tornados boates pelas ruas tirando o sossego de todos por onde passam. Pagamos com nossos impostos pela destruição (e posterior reparação) da estrada asfaltada cometida pelos caminhões levando o minério pra exportação. E ainda ficamos sem água.
Belo sistema governamental-capitalista, não é? Ou seria “sistema mafioso” o termo mais adequado para denominar a situação?

E podemos observar que os seguidores e até candidatos das duas coligações que estão disputando o poder político para os próximos quatro anos no município fazem questão de lavar seus carros. Todos os dias. No final da Rua Presidente Vargas (Travessa Pedro Santana) já perto da Igreja. Na cara de todos daqueles, como todos nós da Rua do Ribeiro e os de tantas outras ruas, que não temos um pingo de água potável em casa.

Isto em pleno município de Piatã! Onde nascem (por enquanto ainda, porque os que colocam fogo estão terminando com isso também!) alguns dos mais importantes rios da Bahia. E não em pleno Sertão!

E ainda querem é favorecer a vinda das empresas agro-capitalistas que esbanjam três vezes mais água do que qualquer tradicional agricultura familiar por hectare. 70% da água (do mundo) está sendo usada e esbanjada pela agricultura industrial. Que destrói muito e produz pouco. Em relação à agricultura familiar e ecológica e biodiversa.
Querem dar o monopólio sobre a água a estes agro-capitalistas. Para que possam construir barragens. SUAS barragens. Pro uso DELES.

E nós ficando sem água em casa. E sem água nas nossas roças tradicionais. Graças aos irresponsáveis no poder. Cuja consciência termina onde termina seu nariz. (Ou sua conta bancária.) Graças, também, à falta de educação de todos aqueles que consideram a limpeza de seu carro mais importante do que a sede do próximo. Graças à todos aqueles que em vez de ajudar ao próximo, colocam mais três, quatro caixas d’água para deixar o vizinho morrer de sede. Graças às escolas e igrejas que seguem seu mantra de todos os dias sem fazer o MAIS importante: ajudar na construção da ética humana e do bom-senso e falando, com palavras claríssimas, contra os aqueles que esbanjam A VIDA por fins míopes e egoístas!

Nada aqui na Terra está sem limites. Fora duas coisas: a ignorância e a hipocrisia. E se a gente não reagir vamos fundar. No deserto que tornará tudo isso aqui.

Re:Falta de água (tem a ver com política?)

quem leu 23/09/2012
VC já fez que ação para cuida da água?
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário