Pão e Circo (Adaptação texto Jairo Lima)

Café Crítico 26/05/2010
Um das práticas muito comuns na Roma Antiga era a Política do Pão e Circo. Com os problemas que estavam acontecendo na parte rural romana, os camponeses começaram a mudar-se para o centro e com isso surgiram problemas comuns à superlotação da cidade. Quando os imperadores notavam que a população estava começando a se estressar e o sentimento de rebelião começava a nascer no povo, eles davam pão, trigo e outros alimentos e, para isso, juntavam todos nos estádios (um dos mais famosos era o Coliseu) para assistir às lutas dos famosos gladiadores.
Enquanto a população assistia a essas lutas, comiam pão, bebiam vinho e se esqueciam dos problemas que estavam enfrentando. Para se ter uma idéia, essa política estava dando tão certo que Roma chegou a ter 175 feriados por ano.
O tempo passou, mas a política continua a mesma. Na nossa cidade essa prática funciona muito bem. Sabemos que o município está entregue às baratas. São estradas emborcadas, por todos os lados, assistência médica precária, obras inacabadas (Mercado e praça da nova feira / estádio Tangará, Etc.), famílias desabrigadas, enquanto os “amigos” do prefeito e de seu secretariado ocupam as casas que deveriam ser dessas pessoas. São problemas que não têm fim em toda a cidade, problemas e mais problemas.
AHHH, Voltando à história da política do Pão e Circo, em Roma, a prática era adotada todas as vezes que começava o sentimento de rebelião na população devido aos problemas enfrentados diariamente... Na nossa cidade não é tão diferente, VEM AI : SÃO JOÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE (Olha Ney som ai) , PASSEIO A CAVALO ATÉ A CIDADE DE BOM JESUS DA LAPA (Só para amigos do Prefeito), FESTA DE FIM DE ANO, CARNAVAL (Melhor acabar logo), CAVALGADA (Só para amigos do Prefeito parte 2). E a Festança continua !!!

Novo comentário