Eleição feita – A mesma velha estória já começou?

Ardaga 08/10/2012


Eleitoras e eleitores do município me proporcionaram. Terminaram com oito anos de 11 que foram, no meu ver e sofrer, mais oito anos na contramão do bom-senso e da ética.
O vencedor (por uma margem de 16 votos!), até onde sei, ainda não tem mãos sujos (da política). É novato no ringue. O apoiei, portanto, como a lógica manda.
Mas quando ontem de noite a multidão de aduladores e apoiadores genuínos dele foi ao centro pra festejar (e tirar sarro dos perdedores) eu fui a um bar do grupo perdedor. Onde as pessoas lambaram suas “feridas” repensando seu futuro. Pessoas que mui provavelmente perderam seus empregos (na prefeitura), pessoas que vão ter que emigrar a São Paulo. Pra ganhar seu pão de todos os dias a partir de agora. Faces das estruturas coronelistas intactas na nossa região. Quem não me apóia é meu inimigo. “Líderes” que preferem aduladores e fieis incapazes aos capazes, porém, independentes e/ou críticos. Garantia que o(s) município(s) permanece(m) cimentado(s) no seu anacronismo múltiplo e numa administração corrupta.
Sadio me parece a divisão na Câmara de Vereadores. Seis da – agora – oposição e cinco da – agora – situação. Se não fosse reduto coronelista seria uma quase-garantia de controle e trabalho eficaz. O prefeito só vai achar maioria se as propostas serão realmente benéficas pro município. Na realidade secular do coronelismo, porém, é de se temer que não a razão, más a grana (ou outros presentes) falarão mais alta. Na “consciência” de um ou outro vereador. Deposito, de qualquer modo, muita esperança no Louro. Que me parece ser humano ético. Que não vota contra pelo contra e que pode apoiar sempre quando a proposta for válida e boa.

Não festeja nada ontem de noite. Já que não é hora de festejar nada. Ainda. Vou, agora, esperar o que o novo prefeito de Piatã vai FAZER. No seu primeiro ano. Pra depois SABER se minha ajuda pra e minha satisfação da vitória dele foram justificadas. Ou só mais uma tolice da minha parte. Torço pelo primeiro. Não por mim. Mas pelas pessoas eternamente desfavorecidas num sistema nocivo como é o coronelismo misturado com egocentrismo e corrupção e preferência pra “amigos” incapazes vulgo nepotismo.

Uma dúvida, porém, já surgiu em mim: Será que a mesma velha estória já começou de novo? Refiro-me a algazarra e a soada infernais que estão tomando conta da cidade. Hoje, no dia após a eleição. Com muitas pessoas expressando sua “alegria” exatamente naquele nível assustador que caracterizou seus adversários (do grupo 11) antes. Carros rodando com som infernal e dando troco. Com exatamente as baixarias sonoras usadas pelo outro lado.
O saudoso Mahatama Gandhi já alertou: “Olho por olho só leva a um mundo de cegos”. Sabedoria, porém, que nunca penetrou as cabeças dos que estão, nestes momentos, promovendo mais um inferno sonoro CONTRA a saúde da população do bem que quer é trabalhar e desfrutar seu direito constitucional de viver em sossego.

Mas têm brilhos de esperança. Há ainda quem valoriza pessoas que trabalham honesta e legalmente. Em prol da ética e da limpeza na política do País. No Rio de Janeiro, por exemplo:

https://www.estadao.com.br/noticias/politica,relator-do-mensalao-barbosa-e-tietado,942096,0.htm

Será que um raio desse brilho chegará até Piatã, também? Com a euqipe que Ed Peças montará?

Novo comentário